domingo, 1 de abril de 2012

Caminhoneiro versus sociedade

O Brasil não tem uma malha ferroviária que dê conta da produção anual de grãos do sul do país, por exemplo. Daí a importância cada vez maior de conservarmos as rodovias interestaduais que temos. Os caminhoneiros são as formiguinhas da sociedade; são eles que enfrentam as mais variadas intempéries para levar a carga ao seu destino – muitas vezes incerto. Eles cuidam de faturar seu ganha-pão de modo honesto, só não percebem que carregam o lixo ainda antes de virar lixo propriamente dito.
Eles, os heróicos caminhoneiros, são os emissários da merda que depois teremos de carregar para lixões a céu aberto, que com sorte terá ou não algum tipo de reciclagem desse mesmo lixo, e posterior tratamento. Esses pobres coitados, uma parcela razoável dos motoristas em atividade, que muitas vezes não dormem em cama e passam a noite dirigindo sob efeito de anfetaminas de procedência ignorada, vulgarmente chamada de rebite. Fiz uma pesquisa pessoal; e o resultado é que mais de 10% dos motoristas que transportam cargas pelas rodovias fazem uso dessas drogas para conseguirem cumprir as metas que vão proporcionar certo lucro para eles, claro que a maior parte do lucro é do atravessador. Atravessador é o intermediário entre o produtor e o consumidor, via alguma cadeia de pontos de venda. Em última análise é o capitalista; o investidor que vai apostar sua grana numa carga para depois aferir lucros compensadores nalgum mercado específico.
Ou seja, estamos em casa esperando nossos produtos chegarem e sequer imaginamos como é que isso se sucede. Não estou aqui fazendo nenhum tipo de reclamação com as transportadoras. Acredito que elas se esforcem para selecionar os melhores motoristas; o problema é que quem conduz esses caminhões de última geração, ou aquele buzum velho e sem licença para rodar e cheio de trabalhadores voltando de uma colheita no campo, não é a mesma pessoa.
A maioria da mão de obra é viciada ou preguiçosa, ou de alguma forma eles trabalham o que pensam que é justo para o pouco que recebem. Sei lá, sou apenas um especulador nesse tema.
A sociedade capitalista vive um impasse no Brasil. Ou os empresários abrem mão de uma fatia dos lucros em prol dos trabalhadores, ou chegaremos a um colapso em nossas indústrias, nas fábricas, e no campo também. A aposentadoria é a questão crucial; não existe dinheiro para todos. Muito velho vai morrer fodido nesses próximos anos.

Zeca Fonseca
Petrópolis, fev. de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário