segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

T.S. ELIOT


Pra quem não conhece o maior poeta inglês de todos os tempos (pra mim) aqui vai o começo de East Coker, de T.S.Eliot:
‎"Em meu princípio está meu fim. Umas após outras as casas se levantam e tombam, desmoronam, são ampliadas, removidas, destruídas, restauradas, ou em seu lugar irrompe um campo aberto, uma usina ou um atalho. Velhas pedras para novas construções, velhos lenhos para novas chamas, velhas chamas em cinzas convertidas, e cinzas sobre a terra semeadas, terra agora feita carne, pele e fezes, ossos de homens e bestas, trigais e folhas. As casas vivem e morrem: há um tempo para construir e um tempo para viver e conceber e um tempo para o vento estilhaçar as trêmulas vidraças e sacudir o lambril onde vagueia o rato silvestre e sacudir as tapeçarias em farrapos tecidas com a silene legenda. Em meu princípio está meu fim." T.S.Eliot
Seu nome de batismo era Thomas Stearns Eliot.
Nasceu em St. Louis, Missouri, nos Estados Unidos em 26 de setembro de 1888.
Mudou-se para a Inglaterra em 1914 (então com 25 anos), tornando-se cidadão britânico em 1927, com 39 anos de idade. Sobre sua nacionalidade e sua influência na sua obra, T.S. Eliot disse:
"My poetry wouldn’t be what it is if I’d been born in England, and it wouldn’t be what it is if I’d stayed in America. It’s a combination of things. But in its sources, in its emotional springs, it comes from America."
Morreu em Londres em 4 de janeiro de 1965. Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 1948.

3 comentários:

  1. A tradução maravilhosa é do grande escritor Ivan Junqueira.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito Zeca, me indique algumas coisas dele pra eu ler!!

    ResponderExcluir
  3. Carlos,
    meu amigo,
    tem um livro chamado POESIA (TS Eliot) Ed, Nova Fronteira. Traduçãodo Ivan Junqueira. Só tenho esse livro. Ele não escreveu muito, resava muito, era um homem muito católico, e taciturno.
    Em 1917 estreou com "Prufrock e outras observações"
    Em 1920 "Poemas"
    Em 1922 "A terra desolada"
    em 1925 "Os homens ocos"
    Em 1930 "Poemas inacabados" / "Poemas menores"
    Em 1943 (o melhor) "Os quatro quartetos"
    Os quatro quartetos é o melhor poema de todos os tempos para mim. Não falo de um soneto, ou uma estrofe, falode um poema completo. Inteiro e absurdamente coerente.
    Abraços em todos!

    ResponderExcluir