quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Plano de saúde ou morte planejada?

Os custos hospitalares estão tão absurdamente caros que estamos perto de um horroroso impasse. Ou aumentar o preço dos planos de saúde em algo em torno de 25% ou desligar os aparelhos que mantêm vivas pessoas com doenças terminais. O tema é muito complexo e recheado de polêmicas.
Eu sou a favor de o plano de saúde cuidar da morte também. Tudo incluído na tarifa que o morto pagava até aquele momento funesto.
Assim seria mais humano o plano de saúde das pessoas. Talvez assim os planos de saúde zelem mais pela vida dos seus segurados. E efetivamente morra menos gente por descuidos. E por outro lado se investirá mais na manutenção da saúde do povo.
Quem é o povo? Sou eu, você e todos nós?
Pobres e ricos estão remando para o mesmo lado pela primeira vez na história da Terra. Fenômenos estranhos estão acontecendo à plena luz do dia, sem que ninguém veja.
O mundo melhora na mesma velocidade com que os pessimistas repetem a velha ladainha de sempre. Ganham dinheiro com um pseudofinal da humanidade; especuladores da felicidade alheia usurpam o que podem neste planeta mundano, porque eles mesmos sabem do mal que fazem. Agradam governos e prefeituras doando obras e projetos revolucionários, mas que no final os tornará ainda mais ricos. E esses ricos são os mesmos que conseguem empréstimos milionários do BNDES “para aumentar os empregos diretos”, dirão os próprios. Mas o que vemos acontecer é a multiplicação da riqueza desses verdadeiros mecenas do século vinte um. Eternos insatisfeitos; devem ser seres humanos intragáveis que acumulam riqueza como forma de compensação para suas frustrações mais recônditas.
No final das contas o plano de morte das pessoas surgirá, mais dia
menos dia, como forma de tirar mais dinheiro dos pobres segurados;
inseguros em suas próprias existências.
Tenho vontade de não ter mais plano de saúde, celular, carro, emprego, e vizinho. Apesar de que meus vizinhos são exemplares. Eu é que sou o chato!

Zeca Fonseca
Niterói, 23-2-12

Nenhum comentário:

Postar um comentário