quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Homem que é ômega chora!

A associação mais comum a alfa e ômega é a de princípio e fim. Alfa está no começo de tudo, e ômega tudo acompanha até o fim do mundo. O jesuíta Pierre Teilhard de Chardin tomou esta metáfora na sua apresentação do ômega como final da evolução humana, associado ao Alfa da criação. No cerne dessa questão está a visão filosófica, teológica e mística de Teilhard de Chardin a respeito da evolução de todo o Universo, do caos primordial até o despertar da consciência humana sobre a Terra, estágio esse que, segundo ele, será seguido por uma noogênese, a integração de todo o pensamento humano em uma única rede inteligente que acrescentará mais uma camada em volta da Terra: a noosfera, que recobrirá toda a biosfera terrestre. A orientar todo esse processo, existe uma força que age a partir de dentro da matéria, que orienta a evolução em direção a um ponto de convergência: o ponto ômega.
E este é o ponto que me interessa. Muito se fala em mulher-alfa e homem-ômega. Mas pouco se entende do que se tem escrito e falado sobre o assunto.
Nesta coluna vou expressar a minha visão particular sobre o propalado homem-ômega. Como já demonstrei, ômega é o fim. Fim de quê? Penso que seja o fim do homem forte, do chefe da prole, do sexo forte e de todos os clichês que se conferem ao homem que um dia foi o senhor do destino das coisas que estavam sob o seu jugo. Portanto homem-ômega é o fim de um ciclo que mantinha o homem numa espécie de pedestal. Homens de pedra, homens de ferro, homens corajosos prontos para defender sua prole ou sua terra. Em contrapartida, a mulher-alfa é o começo de uma nova postura da mulher no âmago da sociedade. Lembrem-se: alfa é o começo; ômega, o fim. Começo e fim se encontram no meio de tudo que fazemos, e dá um sentido ao nada que somos.
Quero ressaltar que o fim daquele homem está dando lugar a um novo homem; um ser consciente da igualdade de condições entre os sexos e que aceita esta transformação sem se sentir lesado, ou perdendo algo com esse fim. Os homens que não aceitarem este fato serão escorraçados da sociedade e terão de voltar para as cavernas de onde vieram seus antepassados. Só assim, se isolando e agonizando, esse homem antigo sobreviverá.
Aqui vai uma dica para os homens que desejam se adequar: homem que é ômega chora!

Zeca Fonseca (Niterói, 20-JUL-2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário